Alteração de nome após o casamento !!!

Imagem

Se após o casamento civil, optamos pela alteração do nome, vem a parte chata pois a noiva tem de alterar todos os documentos, sem exceção de nenhum !!!

A alteração em si não é obrigatória, com o advento do novo Código Civil em 2002, o outro cônjuge também poderá acrescentar o sobrenome da esposa, é muito comum  a esposa acrescentar o nome do cônjuge, mas pode ocorrer o contrário.

No Estado de São Paulo, por exemploo provimento número 25 da Corregedoria Geral (Provimento CG 25/2005) prevê que: “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro, vedada a supressãototal do sobrenome de solteiro” .

Quando um dos cônjuges alterar o seu sobrenome, é necessária também a alteração dos documentos. Caso o cônjuge que alterou o sobrenome não queira modificar os documentos, ele terá sempre que andar com a Certidão de Casamento para provar que é casado e que o seu sobrenome mudou.

Mas o Código Civil não diz que, pode retirar um sobrenome de solteiro mas sim acrescentar, ainda há alguns juízes que não receitam a retirada do sobrenome, somente o acréscimo.

Não precisa no outro dia que casar já atualizar todos os documentos de uma só vez, comece com os que são prioridades como RG e CPF :

RG: Orgão Expeditor de cada Estado. Em São Paulo pode ser no POUPATEMPO. O número do CPF agora é adicionado também no documento RG;

CPF: Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O número permanece o mesmo, apenas o nome é atualizado.  Veja o procedimento completo aqui.

CNH: DETRAN. Pesquise no site do DETRAN da sua cidade. Em São Paulo , preenche um formulário pela internet e agenda um horário no Detran.

Título Eleitoral: Cartório Eleitoral; levar a certidão de casamento e uma cópia e solicitar a alteração. Fica pronto na hora. É gratuito.

Passaporte: Posto da Polícia Federal. Você pode usar seu passaporte com o sobrenome de solteira até ele ser expirado, desde que em todas as viagens leve junto coma cópia autenticada da certidão de casamento. Caso vá usar seu passaporte com o sobrenome de solteira, emita a passagem aérea com o sobrenome de solteira também (nome e sobrenome devem estar iguais no passaporte e na passagem, para não ter problema).

Visto Americano: mesmo que você atualize o sobrenome no passaporte, não precisa atualizar o visto americano. Basta andar com os dois passaportes, o novo e o antigo com o visto.

Imagem

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s